O que é empreendedorismo

  Descubra a estrutura que realmente funciona para criar seu primeiro negocio digital começando do zero Clique AQUI ==============================================================

Empreendedorismo nada mais é do que o ato de empreender. Criar o próprio negócio e ter disposição para lidar com as situações problemáticas e complicadas que podem vir a surgir no desenvolvimento de um negócio. A primeira vez que o conceito empreendedorismo foi utilizado nesse sentido foi no ano de 1950, pelo economista Joseph Schumpeter. Mesmo que algumas mudanças tenham tomado conta desse termo, em sua essência ele ainda é muito similar com o que foi definido pelo economiza há mais de 60 anos.

O termo empreendedorismo é muito comum, e de uma forma geral, é mais utilizado em âmbito empresarial, que é onde notamos a sua presença de uma forma mais expressiva e com motivo, afinal, o empreendedorismo realmente está relacionado com o desenvolvimento de negócios lucrativos. O termo está muito relacionado com a identificação de grandes oportunidades, assim como na realização de mudanças em empresas.

Assim, empreendedorismo nada mais é do que um ato de transformação, que exige forma de vontade, liderança e ordem de domínio por pare do empreendedor.

empreendedorismo

empreendedorismo

A palavra empreendedorismo, por sua vez, anda lado a lado com a palavra inovação. O conceito de empreender está diretamente relacionado com a criação e com a inovação, gerando novas oportunidades. Assim, empreender também significa mudar. Inovar. Apostar em algo novo. Não ter medo. Mudar as condições de um determinado local, seja com o auxílio de novos recursos ou com os disponíveis para o momento: o ato de empreender exige ideias novas e vontade de mudança.

O empreendedorismo, no caso, é um termo de extrema importância no meio profissional principalmente pelo fato de que ele é completamente responsável pela geração de novos empregos e também pela distribuição de renda em um país. Desta forma, o termo também é importante para o desenvolvimento econômico e financeiro de um país.

Assim, muito equivocado está quem pensa que o conceito de empreender se relaciona unicamente com o fato de ter o seu próprio negócio. É claro que isso é fundamental para a existência do empreendedorismo, porém, o empreendedorismo é muito mais um estilo de comportamento e de vida do que unicamente a criação de uma nova empresa.

Assim, empreender nos dias de hoje se relaciona com o fato de aproveitar oportunidades e explorar o talento de indivíduos para a melhora de um negócio, o que pode culminar, é claro, no desenvolvimento de um novo negócio. Muito mais do que simplesmente ter um chefe, o empreendedor é quem vai guiar as novas escolhas, as criações e as inovações da empresa em questão.

Assim, empreender exige ação, força de vontade, determinação e capacidade não só de pensar em mudanças, como também em agir. Ele assume a liderança e agrega valor para o negócio em que se encontra.

Entre as características de um empreendedorismo, devemos destacar que na maioria dos casos ele é assumido por um indivíduo que quer ter suas próprias responsabilidades e procura a independência em um negócio.

Um empreendimento demanda de comprometimento, persuasão, qualidade, eficiência, medição de riscos, persistência, busca constante por atualizações, criações e oportunidades, planejamento de negócios, busca gradativa por informações e novidades, independência, rede de contatos e principalmente autoconfiança. Essas são só algumas das características que definem um empreendimento de qualidade.

Assim, o empreendedorismo se relaciona com a forma de desenvolver diferenciadas habilidades e competências em forma de um negócio, que pode ser de diferenciados segmentos do mercado de trabalho, seja para empresas de pequeno, médio ou grande porte.

O empreendedorismo corporativo, ou seja, o voltado para o mundo dos negócios, só existe graças às atitudes e ações dos empreendedores, que por sua vez, potenciam o crescimento e desenvolvimento dessa empresa de uma forma geral.

Certamente uma das principais características do empreendedorismo é fazer com que oportunidades e demais inovações se tornem realmente um negócio de caráter lucrativo, independentemente de qual será o modelo de negócio escolhido.

O empreendedorismo é diretamente relacionado com a inovação, e a transformação de conhecimento, nesse caso, se volta para a criação de novos negócios e/ou empresas, em novos produtos e/ou serviços de uma forma geral. Dessa forma, sempre que surge uma grande inovação no mercado, logo podemos notar o desenvolvimento de um novo empreendimento, que soube aproveitar essa oportunidade de mercado.

  Descubra a estrutura que realmente funciona para criar seu primeiro negocio digital começando do zero Clique AQUI ==============================================================

Leave a Reply