Como Otimizar Videos Do Youtube Para Uma Maior Exposição

O Youtube é o segundo maior motor de busca do planeta, ficando apenas atrás do Google, e possui uma estimativa de 92 bilhões de views por mês.

O Youtube também lhe oferece a chance de rentabilizar e ganhar dinheiro com seus vídeos. Por lá cerca de 35 horas de vídeos são carregadas a cada minuto.
Mas, o upload de um vídeo não é o suficiente para obter muitas visitas e assim gerar alguma renda.

Os vídeos inseridos no Youtube também precisam ser otimizados, afim de obter uma melhor classificação nos resultados da pesquisa.

Nesse artigo você vai saber como gerar trafego orgânico para seus vídeos do Youtube e assim conseguir uma maior exposição(visualizações) aplicando técnicas de SEO.

Dicas Para Otimizar Vídeos No Youtube

Antes de assimilar essas dicas, você precisa entender que o Youtube tem seu próprio algoritmo de busca e classificação.

Mesmo que você esteja comprando trafego, isso não garante que seu vídeo terá uma boa classificação orgânica.

Um dos fatores de classificação usado pelo Youtube é o tempo de visualização por parte do usuário.

Por exemplo, se um usuário começa a assistir um vídeo e desiste já nos primeiros minutos é provável que esse vídeo caia no ranking de classificação.

É como se aquele usuário falasse para o Youtube que o conteúdo daquele vídeo não é bom.

O Youtube “entende” esse recado e rebaixa a classificação daquele vídeo porque julga como sendo conteúdo de baixa qualidade.

Agora vamos conhecer algumas dicas de SEO que podem ajudar a melhor classificar seus vídeos e assim aumentar a sua exposição.

Otimizar Videos Do Youtube

1° USE PALAVRAS-CHAVE NO TITULO DOS VIDEOS

Titulo é o nome do seu vídeo pelo qual se poderá ter uma ideia do conteúdo do seu conteúdo.

O titulo do seu vídeo deve perfeitamente corresponder ao conteúdo. Um titulo otimizado ajuda o algoritmo do Youtube a encontrar seu vídeo e o apresentar ao usuário.

Você também precisa inserir palavras-chave no seu vídeo pois eles também são incorporados nas buscas do Google.

Videos também aparecem nas buscas do Google.

Dica: Coloque algumas palavras ou frase relacionada a seu vídeo no Google e descubra algumas palavras-chave para usar em seu vídeo utilizando a ferramenta online keywordtool.

A dica acima também serve para as pesquisas feitas através do próprio Youtube. Veja a imagem abaixo:

Pesquisa no Youtube nos da ideias de palavras-chave.

2° CAPRICHO NA DESCRIÇÃO

Escreva uma descrição sobre o conteúdo do seu vídeo com no máximo 2 ou 3 linhas, isso é o suficiente.

Para obter uma classificação mais elevada certifique-se de inserir essa palavra-chave na 1° e também na 2° linha da descrição do seu vídeo.

3° NOMEANDO SEU ARQUIVO(VÍDEO) ANTES DO UPLOAD

Você criou e editou seu vídeo, certo? Agora ele está pronto para ser enviado para o Youtube, mas o nome do seu arquivo está algo do tipo mov001.avi ou video002.mp4.

Certifique-se de renomear seu vídeo para algo do tipo palavra_chave.mp4, isso é como se você “falasse” para os motores de busca qual o conteúdo do seu vídeo.

Ter o nome do arquivo de vídeo junto com o titulo com as mesmas palavras-chave inseridas ajuda e muitos os motores de busca a encontrar e exibir seu vídeo ao usuário.

4° USE O RECURSO CLOSED CAPTION (CC)

O recurso Closed Caption exibe texto em seu vídeo, ou seja ele transcreve o que é narrado, ajudando assim o espectador a entender sua narração.

Alem de poder ser traduzido para diferentes línguas. Essa transcrição também ajuda pessoas que possuem deficiência auditiva.

Dicas Bônus:

Antes de tudo foque na qualidade do seu vídeo.
Trabalhe as palavras-chave.
Inclua palavras-chave no singular e no plural. Por exemplo: “como ganhar dinheiro com blog” e “como ganhar dinheiro com blogs“.
Divulgue seu vídeo nas redes sociais.

CONCLUSÃO

No final de tudo cabe a você criar vídeos atraentes e interessantes. Especialmente quando se esta trabalhando com vídeos tutoriais, você deve focar em seu publico-alvo e criar vídeos visando aquele publico especifico.

Se Você Conhece Qualquer Outra Maneira De Otimizar Vídeos Para o Youtube, Sinta-se a Vontade Para Compartilhar Conosco Nos Comentários.

Leave a Reply